brown leather crossbody bag with white framed sunglasses

Artigo: Impacto de Bolsas de Doutorado

O artigo continua a pesquisa sobre a análise de impacto de Políticas Públicas, analisando o impacto da concessão de bolsas de doutorado, tanto pela CAPES, quanto pelo CNPQ.

O artigo “O Impacto de Bolsas de Doutorado na Pós-Graduação
Brasileira: Uma análise pelo Currículo Lattes do CNPq
” foi aceito pela revista Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), Qualis A1 em Educação pela CAPES.

Como não foi possível o uso do método de Diferença em Diferenças, a metodologia usou do método de pareamento para escolher, dentre todos aqueles que iniciaram seu primeiro doutorado em 2014, aqueles que tiveram bolsas (grupo de tratamento) e aqueles que não tiveram bolsas (grupo de controle), de forma a se ter os dois grupos com pessoas o mais similar possível.

Assim, comparando o Currículo Lattes dos dois grupos, se chegou no impacto do financiamento realizado. Observou-se que o impacto da CAPES e do CNPq foi similar, sendo que o impacto da CAPES foi levemente mais direcionado à educação (com publicação de materiais didáticos, por exemplo), enquanto que o impacto do CNPq foi levemente mais direcionado à ciência (com novos projetos de pesquisa, por exemplo).

Tendo sido financiados 11.404 bolsistas, entre os impactos mais fortes, temos 15.019 novos artigos publicados, 8.927 trabalhos em eventos, 7.198 novos vínculos, 2.060 novos trabalhos técnicos, entre vários outros impactos. Vale observar que esse é o impacto do financiamento e não do doutorado, ou seja, quem foi financiado publicou, em média, uma artigo a mais que quem não foi financiado.

Espero que gostem da leitura!

Related Images:


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *