Você já se perguntou que roupas usar para ensaio de gestante? Como deve ser a maquiagem, o cabelo? Qual figurino usar? Segue um pequeno guia para você e sua família!
Você está grávida. Seu corpo todo se modifica, os hormônios mudam, uma nova vida cresce dentro de você. Não importa se esse é seu primeiro filho e você está entrando num mundo totalmente desconhecido e novo, ou se você já teve filhos e sabe um pouco mais o que te espera pela frente, a emoção e o amor de uma mãe pelo filho é algo que simplesmente não pode ser posto em palavras.
É por isso que a fotografia é importante. Porque é ela quem, no futuro, vai te permitir lembrar de como foi, de quão importante era essa vida que crescia dentro de sua barriga. Uma foto não é simplesmente uma imagem, estática. A verdadeira foto é capaz de congelar toda a emoção, o amor, o medo, a insegurança e a beleza da gestação e te permite reviver esse momento o futuro.
Roupas para a sessão de grávida
Mas, e as roupas, você se pergunta. E o figurino?
Eu acredito na beleza humana. Toda a mulher é bela. Também acredito na beleza de se gerar uma nova vida. A gravidez é bela em si mesma. Assim, você não deve se preocupar com o figurino, com a roupa que vai usar.
Em estúdio, uma simples lingerie é mais do que o suficiente! E, se você achar que não tem uma lingerie bonita, alguns pedaços de tecido são mais do que o suficiente para gerar fotos maravilhosas. E, lembre-se, posso levar o estúdio à sua casa!
Em fotos externas, ao invés da lingerie você pode usar um biquíni! Para complementar, os mesmo tecidos estrategicamente amarrados podem acabar de compor o look.
Mas, roupas são importantes e você deve se sentir à vontade em ser fotografada com as suas roupas. Não são necessárias belas roupas, de seda ou renda. Afinal, não queremos mostrar a roupa, não é um desfile de moda! Queremos mostrar a vida que cresce dentro de você, queremos mostrar seu amor, seu carinho, seu medo e insegurança, sua felicidade, seu corpo!
Assim, em fotos externas, recomendo ao menos três peças de roupas:
3 peças de roupa que recomendo levar
Vestido Justo: um vestido que desenhe bem as formas do corpo. É aquele vestido que fica apertadinho, mostrando bem a barriga, que quase não serve mais. Um vestido preto básico, ou branco, ou até mesmo colorido. Tudo o que importa é que, ao colocar o vestido, ele desenhe sua linda barriga, com a vantagem de esconder algumas gordurinhas. Outra vantagem de um vestido que fique mais colado ao corpo e que mostre bem as curvas da barriga é que ele esconde aqueles defeitinhos da pele que algumas mulheres não gostam.
Calça com um top ou uma blusa dobrada: Uma calça jeans, uma legging, qualquer calça serve! E se não tiver uma calça, use uma bermuda ou mesmo uma calcinha ou a parte de baixo do biquíni! Se você não tiver uma calça que abotoe, abra a braguilha, não tem problema. Na parte de cima, um top simples, de qualquer cor (que combine com a parte de baixo) ou uma camisa que deve ser larga o suficiente para permitir que seja dobrada e expor a barriga, para que a barriga fique toda de fora! Simples, não?
Um colete, um casaco, um blazer ou até mesmo um tecido que possa mudar o look e fazer uma nova composição. Algo que seja colocado nos braços e fique aberto na frente, com cores diferentes mas que combinam com o look de baixo. Um casaquinho preto, aberto na frente, um blazer colorido, podem definir mais a cintura e alongar o corpo, escondendo as dobrinhas a mais e destacando a barriga.
Mas, você conhece seu corpo melhor do que ninguém. Você tem seu estilo. Querer que o fotógrafo te vista é querer que você não veja essa foto, daqui a 10 ou 20 anos, da mesma forma. Assim, leve as roupas que acha que ficam bonitas em você. É isso que você vai valorizar no futuro.
E os assessórios?
Acessórios é tudo aquilo que é importante para você. O primeiro sapatinho que comprou, o terço de sua avó, o casaco de couro da sua gangue…
Leve todos. Se você tem algum item que gostaria de fotografar junto com sua barriga e a criança que nasce, principalmente se esse item tem uma história, uma importância emocional para você, leve e fotografe!
Se a fotografia é o registro da emoção, não se acanhe ou se envergonhe em sentir e revelar esse sentimento.
Os itens mais comuns são o primeiro sapatinho, alguns itens de decoração mais especiais do quarto do bebê, heranças de família de entes queridos, uma ou duas joias especiais, etc…
Quem eu devo levar comigo?
Quando a mulher fica grávida, algumas vezes ela se esquece que a família toda se envolve. Amigos, parentes, filhos, o marido… todos aqueles mais próximos também “engravidam” juntos!
Se fotografar é o registro da emoção, você precisa levar aqueles que te fazem se sentir bem!
Assim, leve todos que quiser. Serão realizadas fotos de você, sozinha, mas também fotos da família toda reunida. Não se esqueça que eles fazem parte de todo o processo! Eles sentem juntos, amam juntos, sofrem juntos, fazem parte da sua felicidade, dos seus momentos, bons e ruins (mesmo que não fiquem com uma barrigona, sem equilíbrio, com os hormônios alterados, enjoados, bexiga pequena, levando chutes em oito lugares diferentes, … ).
E os bichinhos de estimação?
É simples. Se os bichos de estimação fazem parte da família, também devem fazer parte das fotos!
Não se acanhe em pedir fotos com cães, gatos, papagaios e outros pássaros, peixes, jabutis, cobras, onças… (opa, onças não! kkk)
Maquiagem e Cabelo
São importantes. Muito importantes. Afinal, é uma fotografia que servirá de lembrança para o resto da sua vida! É um serviço que, se quiser, é cobrado à parte.
Posso indicar uma profissional da beleza que poderá acompanhar a sessão fotográfica. Nesse caso, você paga diretamente à ela e o valor médio cobrado, atualmente, é de R$ 300,00. Mas, confirme antes esse valor!
Mas, caso não queira gastar esse valor, você pode fazer tudo em casa. apenas tome cuidado para estas dicas:
Cabelo
Cabelos presos são um pouco melhores do que cabelos soltos. Os cabelos soltos exigem um maior cuidado, durante a fotografia, no posicionamento dos mesmos, o que pode atrapalhar um pouquinho o fluxo do trabalho.
Mas, o mais importante para o cabelo é que esteja arrumado! Ou seja, não importa se solto ou preso, curto ou longo, apenas arrume da forma como achar melhor.
Maquiagem
Ao contrário do cabelo, a maquiagem para a fotografia é um pouco diferente da maquiagem do dia a dia. Como são usados flashes, que potencializam qualquer brilho, a maquiagem deve ser feita de modo a deixar a pele “seca”.
Assim, evite qualquer tipo de brilho na maquiagem. A base, por exemplo, deve ser um pó sem brilho ou tipo “reboco” que seca, aparentando uma pele normal e seca.
Evite qualquer maquiagem que contenha purpurina ou brilhos.
O cílio alongado fica especialmente bonito em fotos. Se gosta desse tipo de maquiagem, não se acanhe. Mas, tome cuidado com o excesso. Use apenas aquilo que usaria em seu dia a dia, numa festa, por exemplo.
Quanto tempo leva um ensaio?
O tempo que você quiser!
Se você está com 30 a 34 semanas de gravidez, como é o recomendado, espera-se que a sessão dure cerca de três horas, no máximo quatro. Mais do que isso, a sessão deixa de render fotos bonitas, pois a única emoção registrada é o cansaço!
Mas, se você está com mais semanas do que isso, aí a sessão pode durar um pouco menos, de uma hora e meia a duas horas. Mas, no fundo, tudo depende de você!
Sessões que são realizadas em sua casa também costumam durar um pouco mais (até quatro horas), apenas porque você está no conforto de sua casa e, por isso, pode esticar mais um pouquinho sem se cansar tanto.
Deixe uma resposta